segunda-feira, 16 de abril de 2012

Radares de trânsito

O radar utilizado nas grandes cidades serve para controlar a velocidade dos motoristas e multar os que excedem os limites de velocidades de determinada autovia.

É necessário todo um equipamento para fazer um radar. Precisa de um sensor embaixo da rodovia, uma câmera digital e um flash.
O sensor formado de uma bobina dupla detecta a presença dos veículos que passam sobre ela nas suas duas faixas. A distância das bobinas divida pelo tempo de passagem do carro resulta no cálculo da velocidade do veículo. Se esta for superior a velocidade condizente a da autovia, o flash tira uma foto da placa do carro infrator.



Existe também o radar portátil que mede a velocidade dos veículos a partir do efeito Doppler, já estudado por nós e que é explicado na postagem abaixo.

No Brasil várias cidades utilizam radares para detectar infratores no trânsito, tanto na cidade, como nas estradas. Ultimamente, houve polêmicas enquanto os avisos de radares serem ou não obrigatórios.
Os que são a favor da retirada dos avisos afirmam que é uma forma de combater o excesso de velocidade e reduzir a violência no trânsito. O que são contra acreditam que as mudanças só servirão para aumentar a arrecadação dos cofres públicos com multas de trânsito.




Fontes: 


2 comentários:

  1. Ontem eu fui multado por que ultrapassei sem ver a placa. Fiquei indignado, mas agora percebi que a lei está assim agora --'

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, o aviso deve ser da velocidade máxima permitida na via, cabe ao motorista respeitar ou não, caso o mesmo não respeite e na via possua radar, cabe também a ele arcar com as consequências.

    ResponderExcluir