terça-feira, 20 de março de 2012

Espectro Eletromagnético


O espectro eletromagnético é basicamente um intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de rádios até os raios gama. Desde a época de Maxwell o conhecimento sobre ondas eletromagnéticas vem evoluindo. As ondas eletromagnéticas são formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético, que se propagam perpendicularmente 90º um em relação ao outro.
Podemos diferenciar as ondas eletromagnéticas pelo seu valor da frequência de propagação e quanto à forma que são produzidas.

Ondas de Rádio

As ondas eletromagnéticas de baixas frequências, até cerca de 108 Hertz, são denominadas de ondas de rádio. São utilizadas para fazer as transmissões das estações de rádio. Nas estações existem circuitos elétricos próprios que fazem com que os elétrons da antena emissora oscilem. Os elétrons são acelerados e emitem ondas que são captadas pelas antenas receptoras.

As Microondas

São ondas com frequências mais altas que as das ondas de rádio. Elas possuem frequências que estão compreendidas entre o intervalo de 108 hertz e 1011 hertz. São amplamente utilizadas no ramo das telecomunicações como também nos aparelhos de microondas.

Radiação Visível

As ondas eletromagnéticas que possuem freqüência compreendida entre 4,6 x 1014 Hz e 6,7 x 1014 . Elas são muito importantes para os seres humanos, pois estimulam a visão.  essas são as chamadas radiações luminosas, ou seja, a luz.

Radiação Ultravioleta

As freqüências dessa radiação são superiores às da região visível ao olho humano. Essas radiações são emitidas pelos átomos quando excitados, acompanhando a emissão de luz. Por não serem visíveis os raios ultravioletas podem causar sérios danos à visão humana.



2 comentários:

  1. Esta figura que vocês colocaram se refere apenas ao espectro de luz visível, que uma pequena faixa de todo o espectro eletromagnético.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Você é um ótimo observador!

    ResponderExcluir