sábado, 24 de março de 2012

Ondas


Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria. As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação.

Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria.


Quanto à direção de propagação de energia, as ondas se classificam da seguinte forma:

• Unidimensionais: propagam-se em uma única dimensão, como uma mola;
• Bidimensionais: propagam-se num plano, como em um lago;
• Tridimensionais: propagam-se em todas as direções; como as ondas sonoras.

Quanto à natureza, as ondas se classificam em:

Ondas mecânicas: são aquelas que só poderão se propagar em meios materiais, ou seja, na água, no ar, em um fio, tudo o que é material. Exemplo: Som;
Ondas eletromagnéticas: são aquelas que se propagam em meios materiais ou não, como o vácuo (não material) ou a água (material). São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras.

Quanto à direção de propagação, as ondas se classificam em:

- Onda Longitudinal: é aquela que se propaga na mesma direção à do movimento. Exemplo: A vibração de uma mola, que ocorre na mesma direção do seu movimento;
- Onda Transversal: é aquela que tem sua propagação perpendicular ao movimento. Exemplo: Ondas em lago causadas por uma pessoa, onde a perturbação é causada na vertical, porém o movimento da onda é na horizontal.

Para descrever uma onda é necessária uma série de grandezas, entre elas temos: velocidade, amplitude, frequência, período e o comprimento de onda.




2 comentários: