sábado, 21 de abril de 2012

Buracos Negros, Pulsares e Anãs Brancas


O Universo apresenta uma imensidão de mistérios a serem estudados e analisados. As estrelas são alvo de milhares de estudos entre os principais astronômos de todo o mundo, assim como todos os fatos que ocorrem no universo. Neste post, falaremos de três objetos astrológicos bastante estudados.

Os Buracos Negros são regiões do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem mesmo a luz. Como o campo gravitacional é forte, a luz não consegue refletir ou escapar do seu interior, com isso a região fica toda negra, sem luz.
 Os tamanhos dos buracos negros variam e de acordo com o importate físico S Hawking, eles podem evaporar, perdendo uma pequena quantidade de massa. Os buracos negros apresentam algumas características em comum como a massa, carga elétrica e momento angular.


Os Pulsares, também conhecidas como estrela de nêutron, são estrelas excepcionalmente pequenas e muito densas que sempre ficam em rotação, parecendo um "pulsar" no universo.  Os pulsares podem apresentar um campo gravitacional até 1 bilhão de vezes maior que o campo gravitacional terrestre. Elas emitem pólos magnéticos, sinais de rásio e partículas que produzem feixes de luz.

O que impressiona em um pulsar é a sua massa, aproximadamente 1,4 vezes a do sol. A densidade dessa estrela é extremamente grande. Para ter uma noção, o volume ocupado por uma colher de açúcar tem massa de milhões de toneladas. Justamente pela massa, que a gravidade exerce uma grande força na estrela.
A pulsar mais conhecida é a Pulsar do Caranguejo, que fica na Nebulosa do Caranguejo.



As Anãs Brancas são os objetos celeste resultante do processo evolutivo de estrelas.  Todas as estrelas evoluirão até a fase de anã branca.
Elas possuem características muito interessantes, como, por exemplo, densidade, temperatura e a luminosidade mil vezes maior que a do Sol. O período de vida são extremamente altos em oposição ao tamanho e a massa, relativamente baixos.
A sua massa é inversamente proporcional a sua dimensão. Ou seja, quanto maior a sua massa, menor a sua dimensão.


Fontes:
http://www.suapesquisa.com
http://www.observatorio.ufmg.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.e-escola.pt/
http://teacherdeniseselmo.wordpress.com/
http://www.knoow.net/





Um comentário:

  1. Muito interessante ver e descobrir um pouco da galáxia. Eu como doutor, acho muito importante a iniciativa de jovens em mostrar um pouco do seu conhecimento.


    Dr. Cesar Cabral

    ResponderExcluir