segunda-feira, 23 de abril de 2012

Constelações e Reconhecimento do Céu


No passado as constelações serviam para guiar as pessoas ao saber qual era a estação daquela época. Atualmente elas são muito importantes por fornecerem pontos cardeais para a orientação nas rotas dos navegantes, expedicionários e aventureiros.
Constelações são grupos de estrelas que formam diferentes figuras nos mapas celestes. Geralmente formam figuras de pessoas, animais ou objetos.


Há 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional. A mais reconhecida em todo mundo por incluir estrelas brilhantes e visíveis em ambos hemisférios é a Constelação de Órion. Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão desta constelação.



Em cada hemisfério há uma constelação principal, que se localizada, define em qual deles nos encontramos. No Hemisfério Norte, a principal constelação é a Ursa Maior. Já no Hemisfério Sul, a Cruzeiro do Sul é a principal.




Ursa Maior e Cruzeiro do Sul, respectivamente.

Muitas pessoas observam o céu estrelado e têm a impressão de um caos de estrelas e brilhos sem ordem alguma. Observadores mais atentos e que analisam cada noite, percebem padrões e regularidades. O distânciamento das estrelas não mudam referente a outra e aos planetas, por isso elas são consideradas pela física como referenciais inércias., e por este motivo, elas são importantes para o reconhecimento do céu e para a localização na Terra.



Fontes:
Enciclopédia Barsa

3 comentários:

  1. Adoro ver as estrelas... elas me fazem pensar no meu amor

    ResponderExcluir
  2. mt bom, so deveria deixar mais resumido, #estudandoproOBA

    ResponderExcluir