sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guerra Fria e Corrida Espacial


O momento mais importante e que aconteceram os maiores avanços na área espacial foi a Guerra Fria, período de grandes conquistas do homem no céu.

A Guerra Fria iniciou logo após a 2ª Guerra Mundial, com os Estados Unidos e União Soviética disputando a hegemonia política, econômica e militar mundial.



Apesar de ser denominada guerra, não houve conflitos bélicos entre os dois países. Eles queriam provar qual era o sistema ideológico mais eficiente. O Capitalista Americano, ou o Socialismo Soviético.

No período de guerra, ao invés de destruição, ocorreram avanços tecnológicos na comunicação, ciência, no campo militar, farmacêutico, e na questão do reconhecimento do céu. Durante a Guerra Fria, a Corrida Espacial foi um fator marcante do desenvolvimento das duas potências mundiais.



Corrida Espacial

O primeiro ser vivo a ir ao espaço não foi um homem, foi uma cadela russa chamada Laika.Em 1957, ela subiu ao espaço pela nave espacial Sputnik II, porém não voltou de lá.



No ano de 1958, os Estados Unidos criaram a Agência Espacial Americana, NASA ( sigla em inglês) e lançaram o primeiro satélite no espaço, o Explorer I.


O russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ir ao espaço, em 1961. A celebre frase “A Terra é azul!” é de sua autoria, no vôo que realizou durante 1 hora e 48 minutos na órbita terrestre.



O grande marco desta Corrida Espacial foi sem dúvida, à ida do homem a Lua. A bordo da nave Apollo 11, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin chegaram ao satélite natural da Terra.



“Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade!”. A frase de Armstrong ao chegar na Lua demonstra a importância de uma das maiores realizações da humanidade.


Fontes:

2 comentários:

  1. Grande período. Época de evolução no mundo acadêmcio, científico e social também, não há coisa melhor que o capitalismo!

    ResponderExcluir
  2. poxa gostei disso. legal saber dessa epoca. ou minha epoca .....

    ResponderExcluir