sábado, 5 de maio de 2012

Formas de Geração de Energia Elétrica


A tecnologia se desenvolve a cada dia que se passa e possibilitou grandes benefícios para a sociedade moderna. Os equipamentos eletroeletrônicos, como o computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores e diversos equipamentos só existem graças à energia elétrica.

Tales de Mileto fez uma grande descoberta para a evolução tecnológica dos tempos modernos onde descobriu as cargas elétricas.

A energia elétrica é onde as correntes elétricas realizam seu trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica, através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.

As principais formações de energia elétrica são:

 Energia Nuclear: é obtida a partir da fissão do núcleo de vários átomos de urânio enriquecido. Os átomos se quebram, formando átomos pequenos e liberando nêutrons e uma grande quantidade de energia.
.


Energia Eólica: produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. O vento gira as hélices gigantes, que estão conectadas a um gerador, que produz a energia elétrica.



 Energia Solar: é uma fonte de energia limpa onde a radiação solar é captada por placas fotovoltaicas e transformada para gerar eletricidade.



Energia Hídrica: transforma a energia contida nas correntezas dos rios em energia cinética, que irá movimentar uma turbina, e esta um gerador, que por fim, irá gerar a energia elétrica.



Outras formas de geração de energia são através da Biomassa, Geotérmicas e por Combustíveis Fósseis.

No Brasil, a energia elétrica vem principalmente das Hidrelétricas. O país possui também Parques Eólicos e três Usinas Nucleares. A energia Solar é pouco desenvolvida pelo eu alto custo de produção.

Um comentário:

  1. Zooreia e Trumbeta5 de maio de 2012 às 12:30

    Otima descoberta, eu e meu irmão agradecemos por isso.

    ResponderExcluir