sexta-feira, 1 de junho de 2012

Roldanas e polias no nosso dia-a-dia

Roldana ou polia são ferramentas usadas na construção civil desde tempos remotos,ainda hoje são usadas constatemente em diversas áreas são aparelhos na maioria das vezes resistíveis e duráveis.



Polia ou roldana, é uma peça muito comum no nosso dia-a-dia, ela é utilizada para transferir força a distância. Uma roldana é composta por uma roda de material rígido. Ativada por uma correia ou corda, ela gira em um eixo transferindo movimento e energia a outro objeto.


As polias podem ser fixas ou moveis. As fixas são usadas para mudar a direção e o sentido da força, temos como exemplo ás utilizadas para pegar água em poços. Polias móveis são mais utilizadas quando á muito peso envolvido, a vantagem é que cada peso se divide na metade em compensação a velocidade, também é bastante utilizada em oficinas mecânicas para elevar carros e motos.





De vez em quando, reparamos as roldanas ou polias no nosso dia-a-dia. Na extremidade de um guindaste de um prédio em construção, há polias para levantar os materiais mais pesados. Em uma vela náutica, há polias para controlarem as velas da embarcação. As polias são comuns em academias de ginásticas para auxiliar a levantar os pesos, assim como levantam ou abaixam os cabos dos elevadores nos prédios.




Fontes:

http://www.brasilescola.com
www.infoescola.com/
http://ciencia.hsw.uol.com.br/
http://www.jorgeneto.eprofes.net/


Um comentário:

  1. Obrigado, me ajudou muito com informações coerentes e completas, fiz meu trabalho em cima disso e vou deixar créditos... 👍

    ResponderExcluir