sexta-feira, 20 de julho de 2012

Tumba dos Vídeos - Como uma chama se comporta em um ambiente sem gravidade?


A gravidade do nosso planeta é responsável por muitas coisas em nossas vidas. Ela permite que você consiga erguer pesos na academia pra ganhar aqueles músculos, voar de avião ou fazer aquele bonito salto de barriga na piscina durante as férias.
Ela também tem participação em como o fogo se comporta dentro do nosso planeta. Quando uma chama está acesa, esta começa a aquecer o ar a sua volta. Com isso, essa área começa a contar com o ar menos denso, que é empurrado para cima.
Isso acontece porque a gravidade tende a atrair tudo para baixo tudo o que for mais frio e, consequentemente, menos denso. Bom para o fogo, que com isso, consegue se manter abastecido de oxigênio para consumir. Mas e quando não há gravidade, o que acontece?


                                 

O vídeo acima demonstra como o fogo se comporta quando ele se encontra em um lugar com gravidade zero. E a explicação é a mais simples do que se pode imaginar. Quando não há essa força gravitacional, o ar que está aquecido pela chama não se expande. Sem essa pressão, o fogo simplesmente permanece onde está, espalhando-se de maneira uniforme junto com o oxigênio que ali houve para consumir.

Por: Diego Sampaio

Via:


Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário