sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Energia Cinética


Primeiramente o que é energia? Ainda não se sabe a definição concreta de energia, porém posso garantir que energia é uma grandeza escalar. Más o que seria uma grandeza Escalar? Grandeza escalar é tudo aquilo que pode ser medido. Existem vários tipos de energia entre elas Energia de Movimento, Potencial, Cinética que é a que eu vou falar agora, e entre outras.

O que seria Energia Cinética? Simplesmente é a energia que um corpo adquire quando está em movimento, ou seja, é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos. Má não é só isso a energia cinética também depende de dois fatores: da massa e da velocidade do corpo em movimento, por isso é utilizado a formula:


Onde:

Ec: Energia Cinética

M: massa

V²: velocidade do corpo ao quadrado


E a unidade de energia cinética é o joule, representado pela letra J.

Quando paramos para fazer umas observações sobre os movimentos dos corpos, podemos perceber que a energia cinética do corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade, com isso a massa de um corpo será maior que sua energia cinética. Podemos perceber isso através de um exemplo, pegamos um carro e uma bicicleta, notamos que pelas dimensões é possível perceber que o carro tem a massa a maior em relação à bicicleta, e que ele também desenvolve velocidades maiores que a de uma bicicleta.













Fontes: 
- Módulo Positivo - 1ª série do E.M - 3º Volume - Ano 2012
-  Fonte 1

Aluno: Rafael Silva Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário