sábado, 11 de agosto de 2012

Lei da Conservação da Energia

No nosso dia-a-dia vivemos diversas situações, onde não se nota ganho ou perda de energia.  O que pode se percebe são as transformações entre múltiplas modalidades de energia existente. Com isso é possível notar que: energia não pode ser criada nem destruída. Energia só pode ser transformada.


Uma forma onde podemos percebe essa mudança de energia de um tipo para o outro é:

Se segurarmos um corpo de testes do alto de um prédio e o mantivermos parado, ele possuirá apenas energia potencial conferida a ele pelo seu peso e a força da gravidade, calculada pela fórmula mgh: Onde m é a massa do corpo, g a aceleração da gravidade e h a altura do corpo. Agora, quando soltamos esse corpo e ele cai por toda a altura do prédio. À medida que sua altura vai diminuindo com a queda ele perde energia potencial que vai se transformando em energia cinética com o aumento da velocidade expressa por: mv2 / 2, sendo m a massa do corpo e vê a velocidade dele em um dado momento. Nesse caso estamos tratando de energia mecânica, uma energia que faz os corpos se moverem. A energia potencial é usada nas usinas hidrelétricas. Aproveita-se a energia potencial da queda d’água para girar pás de turbinas (energia cinética), que por sua vez produzem energia elétrica.

Quando temos uma reação exotérmica acontecendo em um tubo de ensaio, por exemplo, a energia liberada na reação se transforma em energia térmica aquecendo o tubo e o ambiente a volta dele. O mesmo acontece com uma reação endotérmica. Se você toca o tubo onde acontece uma reação endotérmica, você o sente gelado. Já que absorve a energia a sua volta, ela absorve também parte da sua energia térmica quando você toca o tubo. Por isso a sensação de frio.

Rafael Mendes

Fontes:
Módulo Positivo 2012.3 

    Fonte 2
    
    Fonte 3

    Fonte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário