segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MAPA EM 3D PERMITE “VIAGEM” PELOS ÚLTIMOS 6 BILHÕES DE ANOS DO UNIVERSO

O projeto Sloan Digital Sky Survey III (SDSS III) desenvolveu um mapa tridimensional extraordinário de galáxias massivas e buracos negros distantes, que oferece aos pesquisadores astrofísicos a possibilidade de viajar pelos últimos 6 bilhões de anos do universo. Este mapa também permite observar centenas de milhares de galáxias, quasares e objetos cósmicos detectados pelo Projeto Boss, que se dedica ao estudo da origem e evolução do universo. Além de tudo, essas informações podem ser acessadas de forma gratuita no site do projeto.

Segundo os pesquisadores, esse mapa tridimensional vai fornecer dados importantes sobre a natureza da matéria e da energia escura, dois elementos dos quais pouco se sabem e que ao mesmo tempo são essenciais para explicar a expansão do Universo.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que além de servir para o desenvolvimento profissional dos especialistas, o mapa será de grande utilidade para a consulta de aficionados, já que o programa tem ferramentas que facilitam as operações mais complexas, como a visualização de espectros.





Via:

Nenhum comentário:

Postar um comentário