quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Usinas Hidrelétricas!

      Vamos nessa postagem tratar das usinas hidrelétricas. Acredito que já citamos sim sobre o que são elas, mas fica a dúvida: será que realmente eu sei o que são? Como funcionam? Para sanarmos essas nossas pequenas dúvidas vamos começar...
   As usinas hidrelétricas simplesmente servem para produzir energia elétrica, através do potencial hidrelétrico do rio. Mas como é que é realizado esse processo? Pra respondermos essa pergunta podemos dizer que pra que isso aconteça é necessário a criação dessas usinas em rios que possuam volume de água elevado e com desníveis no curso do seu rio.
       Vamos entender como funcionam as usinas. A força da água em movimento (energia potencial), passa por tubulações com grande velocidade e muita força, assim, realiza a movimentação das turbinas. É ai onde acontece a transformação da energia potencial (água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas que produzem a energia mecânica estão ligadas a um gerador que faz com que exista outra transformação de energia mecânica para energia elétrica.

       Podemos ver nesse post três tipos de energia, a energia potencial (água), energia mecânica (movimento das turbinas) e a energia elétrica. Espero que tenha ajudado a todos! Ah, aproveitem e vejam o vídeo que vai nos ajudar a compreender melhor!



Thiago Trindade

Fontes:

Um comentário:

  1. Gostei. Legal saber como funciona a usina da Pedra do Cavalo.

    ResponderExcluir