sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Detalhes sobre as unidade de medida da potência

Já sabemos que potência para física é definido pela razão do trabalho realizado (ou energia transformado) em determinado intervalo de tempo. Agora vamos entender um pouco sobre suas unidades de medidas.


Nesta tabela vemos as unidades de medidas da potência

UnidadeSímboloEquivalência
wattW= 1 J.s-1 = N.m.s-1 = kg.m².s-3
cavalo vaporcv= 0,9863 hp = 735,5 W
horse powerhp= 745,7 W


Watt: é a unidade de medida de potência do Sistema Internacional, recebeu esse nome em homenagem ao cientista escocês James Watt.

Cavalo Vapor: uma coisa interessante sobre essa unidade é que em um período anterior a Revolução Industrial os trabalhos mais pesados como transporte de cargas eram feitos por bois, cavalos e etc. Com o intuito de indicar a potência de sua revolucionária criação e ainda demonstrar como era capaz de substituir animais, James Watt comparou o desempenho de uma máquina a vapor como um trabalho realizado por um certo cavalo. Um eqüino forte consegue elevar cerca de 73,5 kg de carga, a 1m de altura, a cada 1s. Assim temos que:

Com isso ele definiu que, aproximadamente 735W seriam equivalentes ao trabalho de um cavalo, deu a essa unidade o nome de cavalo-vapor, ou, cv.

Horse Power: essa unidade tem a mesma histórica do cavalo vapor (cv), a diferença é que no sistema inglês usa-se um valor um pouco diferente do chamado horse power (hp), más mesmo assim a ordem de grandeza é a mesmas: 1hp= 1,0139cv. 






Aluno: Rafael Mendes

Fontes:



         

Um comentário: