sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FENÔMENO RARO, REDEMOINHO DE FOGO CHEGA A 30 METROS NA AUSTRÁLIA

Fenômeno raro, redemoinho de fogo chega a 30 metros na AustráliaConsiderado raro na natureza, um redemoinho de fogo foi flagrado por um cinegrafista, em Alice Springs, na Austrália. O fenômeno chegou a 30 metros de altura e durou em torno de 40 minutos, algo também considerado excepcional, já que esse tipo de formação dura normalmente dois minutos. O fenômeno foi registrado por Chris Tangey, de 52 anos, que estava a apenas 300 metros de distância do tornado, de acordo com o jornal britânico Daily Mail. Segundo 
Tanguey, o fenômeno produziu um barulho parecido com o de um avião caça.

Esse tipo de redemoinho acontece quando o ar quente que está subindo entra em contado com algum princípio de incêndio no solo – geralmente ocorre associado às queimadas de florestas durante secas.

Este redemoinho com labaredas, no entanto, pode ser bastante perigoso. Por sorte, desta vez não houve feridos. Contudo, em 1923, no Japão, o Grande sismo de Kantō provocou uma gigantesca tormenta de fogo que matou a 38 mil pessoas em apenas 15 minutos na região de Hifukusho-Ato, Tóquio. Em agosto de 2010, o ar seco que atingiu o estado de São Paulo provocou um redemoinho de fogo em Araçatuba, a 530 quilômetros da capital paulista.









Nenhum comentário:

Postar um comentário