sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Por que enjoamos quando estamos viajando?


Recentemente, fizemos com o colégio uma viagem a Porto Seguro, em que passamos 12 horas dentro do ônibus. Vários alunos se queixaram de momentos de enjoou. Mas por que enjoamos enquanto viajamos?

                                              

A medicina dá o nome a disso Cinetose de Enjoo Cinético. Acontece quando as informações sobre o equilíbrio do corpo se tornam conflitantes enquanto estamos em movimento.

                 

As informações chegam através da visão do ambiente, sensibilidade da pele e dos músculos, que indicam a posição do corpo para o cérebro e o labirinto, que informa os dados sobre a rotação da cabeça. Tudo isso indica ao cérebro nossa posição no espaço.

                                 

Na estrada, as curvas e a subidas e descidas estimulam o labirinto e altera a continuidade da visão do ambiente. Esses estímulos ativam o Sistema Nervoso Autônomo, responsável pelas reações involuntárias de alerta e fuga, além de sintomas como tosse, vômitos e desmaios.

                                  

Com o passar da viagem, a situação melhora porque o organismo se acostuma com as condições do transporte. É recomendável sentar-se na janela e fixar a vista no horizonte. O Enjoo cinético também pode acontecer durante um passeio de trem, avião, balsa, navio, helicóptero e outros tipos te transporte de longa viagem.



Fontes:


Próximo post traremos fotos dos lugares mais bonitos de Porto Seguro que visitamos! Abraço!

Um comentário: