quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sistema dissipativo

Vamos saber um pouco mais sobre sistemas dissipativos. Primeiramente o que seria dissipar para a física, dissipar significa transformar qualquer modalidade de energia útil em energia não útil, que geralmente é a térmica.



Nessa imagem vemos a dissipa-são do calor. Pra quem gosta muito de malhar vai uma dica, se o organismo não dissipar essa calor decorrente da mecânica muscular, a tempera interna aumentaria 1ªC a cada 5 - 8 min, resultando em hipertemia ( aumento da temperatura corporal) e colapso (falência/ esgotamento) em 15 - 20min. 

Agora o que seria realmente Sistema Dissipativo ? Digamos que um sistema é dissipativo quando nele atuam forças dissipativas, que são forças que, ao realizarem o trabalho dissipam a energia mecânica do sistema, como vimos no exemplo anterior que o organismo necessita dissipar o calor decorrente da mecânica muscular.

Enfim, todo sistema dissipativo, é todo sistema que haja transformação de energia em outras modalidades, seja de cinética para térmica, de gravitacional para elástica, ou qualquer outro modelo que estivermos trabalhando.





Por: Rafael Mendes

Fontes: 

Módulo Positivo 2012.3 



Fonte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário