quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Acidentes de Trânsito e a Física

Atualmente muitas vêm morrendo nos acidentes de trânsito, isso é muito desagradável. Más o perigo disso tudo é você poder oferecer à saúde das pessoas envolvidas, podem surgir complicações jurídicas e, normalmente  ainda existem prejuízos financeiros. Esses acidentes geralmente acontecem por conta do cuidado dos motoristas que ficam embriagados, por isso temos que lembrar: "Se for dirigir não beba".

 



Más vocês devem estar se perguntando, o que isso tem haver com a física? Como eu já falei em postagens anteriores a física está envolvida em tudo o que fazemos, até em acidentes. Quando sofremos acidentes de carros aquela lataria que foi destruída sofre uma colisão onde é fundamental para a nossa segurança.

Vejamos bem, isso ocorre quando o cara está sendo amassado, o tempo da atuação das forças devido ao contato dos veículos aumenta consideravelmente. Com isso, as intensidades das força ficam diminuídas e as pessoas que estão dentro dos automóveis não ficam submetidas a acelerações muito intensas e perigosas.

colisões no trânsito



Antigamente, as latarias dos carros eram muito mais duras, em uma colisão elas puco se deformavam. Com isso, fazia com que o tempo de contato entre os automóveis fossem muito pequeno, mas as forças decorrentes da batida fossem de grande intensidade. Emfim, mesmo em acidentes de trânsito ocorridos em baixas velocidades, surgiam vitimas fatais. 


Hoje em dia a aplicação dos conhecimentos físicos da Dinâmica Impulsiva e o desenvolvimento de nos materiais proporcionaram a criação de carros mais seguros.


Aluno: Rafael Silva Mendes

Fontes:

Módulo Positivo do Ensino Médio 1ª Série, Volume 4º 2012

Fonte 2 

Fonte 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário