Em uma postagem anterior que fizemos sobre dinamômetro, o tema força elástica era citado, porém por meio dessa nova postagem vamos tentar mostrar com mais detalhes sobre essa força que está muito presente no nosso dia-a-dia.
A palavra elástica pode ser utilizada quando citarmos corpos que poder se deformar e conseguir voltar ao seu estado natural, falando assim podemos perceber que esses corpos possuem elasticidade e poderíamos citar um belo exemplo desse tipo de corpo, a mola.
Na imagem a seguir podemos observar dois tipos de deformação de um corpo, ela sendo comprimida e esticada. Na imagem 1, o corpo (mola) esta em seu tamanho normal, na imagem 2 a mola esta sendo esticada, já na imagem 3 a mola é comprimida.
Para entendermos melhor um pouco temos um calculo que pode resumir um pouco sobre esse assunto.
Fel = K . X
Essa formula é utilizada quando a mola é esticada, porém quando a mola é comprimida a formula altera, indo para sentido contrário da primeira formula apresentada.
Fel = -K . X
Fel = Força Elastica
K = Tamanho da mola
X = Deformação da mola
Aluno: Thiago Trindade
Fontes:
- Módulo Positivo - 1ª série do E.M - 2º Volume - Ano 2012
Começou muito bem Tiago, isso sim que postagem digna de nota máxima, aqui se vê que você a produziu mesmo utilizando conteúdo de outros sites. Muito bom!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo elogio. Espero que seja o início de boas postagens, não só minha, mas de toda nossa equipe. Suas palavras faz com que fiquemos mais empenhados no nosso blog! Agradeço
Excluir