segunda-feira, 19 de março de 2012

História da Astronomia

Desde muito tempo o homem vem admirando e tentando desvendar os mistérios dos astros, o seu brilho, os movimentos e até a distância sempre levou o homem a buscar respostas. 

A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecer o céu sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos ou apenas para conhecer os astros.


Histórico da evolução dos conhecimentos sobre astronomia:

750 a.C. - Os egípcios começam a utilizar o movimento do sol para contar o tempo. Surgem os primeiros relógios de Sol.
600 a.C. - O pesquisador grego Tales de Mileto calcula e consegue prever a chegada de um eclipse.
350 a.C. - O matemático grego Eudoxo de Cnidos elabora o primeiro mapa astronômico.
240 a.C. - O grego Eratóstenes  faz o primeiro cálculo da circunferência do planeta Terra e chega a conclusão que está distância é de 39.690 km.
140 - Claudius Ptolomeu, pesquisador grego, elabora o primeiro modelo do universo: a Terra ficaria no centro e os planetas e estrelas girariam em torno dela.
1543 - Nicolau Copérnico, astrônomo polonês, desenvolve  a Teoria do Heliocentrismo. De acordo com ela, todos os planetas do sistema solar giram ao redor do Sol. Embora não aceita pela Igreja Católica, a teoria passar ser um referencial nas pesquisas astronômicas.
1610 - O italiano Galileu Galilei desenvolve um instrumento parecido com um telescópio para observar os astros.
1851 - O físico francês Jean-Bernard-Leon Foucault comprova o movimento de rotação do planeta Terra.
1929 - O astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble descobre que as galáxias afastam-se uma das outras. É a semente para a Teoria do Big Bang, a explosão inicial que deu origem ao Universo.
1964 - Os astrônomos Arno Allan Penzias e Robert Woodrow Wilson detectam a luz originária da explosão do Big Bang há 13 bilhões de anos.
1971 - O pequisador canadense C.T. Bolt detecta a existência dos buracos negros que concentram a maior quantidade de matéria do Universo.
1987 - O astrônomo canadense Ian Shelton consegue a primeira supernova próxima da Terra. As supernovas são explosões de grandes estrelas próximas a morte.
1992 - O telescópio orbital Cobe consegue fotografar, com grande precisão, o brilho do Big Bang.
1999 - Os astrônomos, após observações e imagens do telescópio Hubble, comprovam que o Universo está se expandindo há 13 bilhões de anos, ou seja, desde o momento do Big Bang.


2 comentários:

  1. Esta postagem ficou boa, pena não terem colocado a fonte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São falhas que o nosso blog corrigirá com o passar do tempo. Muito obrigado pela observação!

      Excluir