terça-feira, 13 de março de 2012

Lei de Hubble-Homason


O movimento galático, é um fenômeno que foi descoberto por Edwin Powell Hubble e seu colega Milton L. Humason quando dedicavam-se ao estudo das galáxias. Ao fazer a medida de distâncias, localização e distribuição das galáxias no espaço através da análise de seus movimentos, notou que havia um padrão.
Em 1923, o astrônomo Edwin Hubble começou um estudo de estrelas Cefeidas (estrelas-gigantes) que é visível a olho nu. Usando a relação período-luminosidade para as Cefeidas, ele calculou a distância em que elas se encontravam da Terra, obtendo um valor de 800.000 anos-luz para Andrômeda. Os resultados mostraram que estes sistemas eram enormes conjuntos de estrelas e, definitivamente, encontravam-se fora da nossa Galáxia. Contudo, a mais importante descoberta de Hubble foi que as galáxias distantes se afastavam de nós e que todas as galáxias, simultaneamente, se afastavam umas das outras.
Descobriu-se uma relação linear entre a distância das galáxias até nós e a velocidade  com que elas se afastavam de nós. A fórmula para as suas descobertas foi:  V=Ho.D .  A constante Ho é chamada constante de Hubble. O valor de Hubble é correspondente à 71 km/s. D corresponde a distância. Usando os valores medidos, é possível fazer uma estimativa da idade do Universo.
Hubble foi forçado a fazer sua descoberta passo a passo, utilizando Cefeidas, estrelas variáveis e super gigantes para ir calibrando as distâncias até o aglomerado de Virgem. 



A Figura apresenta um diagrama com as primeiras observações feitas por Hubble na década de 20 e medidas posteriores de objetos mais distantes.




Um comentário:

  1. Neste tópico caberia um dos inúmeros vídeos que existem falando sobre o assunto.

    Fonte???????

    ResponderExcluir