sexta-feira, 9 de março de 2012

Leis de Kepler


O astrônomo dinamarquês Tycho Brahe,observou por cerca de 20 anos o movimento dos planetas. Todos seus estudos foram tabelados e formaram a base do trabalho de Johannes Kepler, que era seu discípulo. Após a morte de Brahe, Kepler estudou os dados deixados por seu mestre durante 17 anos, concebendo três leis sobre o movimento dos planetas.

1ª Lei (Lei das órbitas):

– Tomando o Sol como referencial, todos os planetas movem-se em órbitas elípticas, localizando-se o Sol em dos focos da elipse descrita.



2ª Lei (Lei das Áreas):

O segmento imaginário que une o centro do Sol e o centro do planeta varre áreas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos.

O quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio respectiva órbita.


3ª Lei de Kepler(Lei dos Períodos):

 Sendo T o período do planeta, isto é, o intervalo de tempo para ele dar uma volta completa em torno do Sol, e r a medida do raio médio, a Terceira Lei de Kepler permite escrever:

                                                                 T2 = K r3

A constante de proporcionalidade K só depende da massa do Sol.


As leis de Kepler dão uma visão cinemática do Universo, mas não basta só entender os movimentos dos planetas, é também necessário entender como eles conseguem permanecer sempre na mesma trajetória, descrevendo as mesmas órbitas elípticas e não caem, como é o caso da Lua sobre a Terra.  A Lei da Gravitação explica bem como isso ocorre.

Um comentário:

  1. A fórmula da Terceira lei ficou desconfigurada, também percebi que não estão colocando a fonte de consulta.

    ResponderExcluir