sexta-feira, 27 de julho de 2012

Projeto incrível da NASA para gerar Energia Eólica!

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) está trabalhando para criar um sistema para a geração de energia eólica que muda o modelo atual de geração. A proposta é coletar a energia cinética do vento por uma pipa que estará conectadas por cabos a uma turbina no solo.



Atualmente as usinas eólicas precisam de vento para girar grandes hélices e esse movimento acaba sendo transformado em energia elétrica. Porém, nesse processo a inércia das turbinas é um pequeno problema pois, uma parte da energia do vento acaba sendo desperdiçada apenas para o início da rotação das pás das hélices. A proposta da NASA acaba fazendo com que o problema que acontece com as hélices, desapareçam, já que as pipas mesmo com pouco vento conseguiriam gerar a energia. 

Segundo a Nasa, também é possível “empinar” a usina mais alto, onde os ventos são mais fortes.  David North que está trabalhando no projeto disse que é a partir dos 610 m de altura que os ventos são mais bem aproveitados.


Thiago Trindade

Fontes:

2 comentários:

  1. Mas e o custo? Melhor ou pior que as hélices?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo não seria alto. É simples, com as hélices teriam que gastar um grande dinheiro apenas pra montar a estrutura que segura as hélices, já com as 'pipas' o investimento seria bem menor e melhor do que as hélices.

      Excluir