sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bóson de Higgs

Nesse post vamos falar sobre um tema que vem sendo bem abordado na física: o Bóson de Higgs !
O famoso Bóson de Higgs é uma partícula subatômica que explica porque existe massa no universo através do campo de Higgs
Bóson de Higgs, como já falamos, é uma partícula subatômica que é prevista pelo Modelo Padrão, que é uma teoria que tenta mostrar como o universo é organizado (as partículas que formam os átomos, a matéria que existe e as forçam que agem nela). Esse "Modelo Padrão" está relacionado a física de partículas que tenta nos mostrar o universo tão complicado em suas partes mais simples. É bom ressaltar que o modelo padrão reconhece quatro forças: gravitacional, eletromagnética, forte e fraca, sendo que cada uma delas tem uma partícula que atua sobre a matéria, que é o bóson.
O Campo de Higgs é o local onde as partículas ganham massa. As partículas que passam por ele sem interação acabam continuando sem massa, já as que interagem ganham massa. Esse campo se localiza em todo o universo e segundo dados ele surgiu um trilionésimo de segundo após o Big Bang. Como em todos os campos da física ela necessita de uma partícula correspondente, o Bóson de Higgs.
Temos que lembrar que o Bóson de Higgs ainda não teve sua confirmação total. Os seus estudos são feitos com um acelerador de partículas chamado LHC que possuí 27km de circunferência, fica abaixo do solo e faz com que os prótons colidam a uma velocidade próxima a da luz.

O nome é em homenagem ao cientista Peter Higgs e é conhecido como "partícula de Deus" porque assim como Deus ele estaria em todas as partes.

Vamos tentar entender um pouco com esse vídeo:



Aluno: Thiago Trindade

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário