quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Montanha-russa


A montanha-russa é um brinquedo muito famoso pelas suas manobras e por ser muito radical. Atrás de toda a estrutura, os equipamentos são adequados para suportarem as pressões físicas durante o percurso. Vamos conhecer o que ocorre durante uma volta em uma Montanha-russa.

                                   

No início do percurso, a aplicação de energia se deve ao motor propulsor. Na maioria do trajeto, os vagões se movem pela força da gravidade e da inércia.

                                     

Enquanto o trem sobe a coluna de elevação (1ª subida e a mais alta), ocorre o acúmulo de energia potencial. Quando o brinquedo desce, a energia potencial é convertida em cinética graças à aceleração da gravidade.

                                     

Como todo objeto tende a se manter em movimento, o vagão manterá o movimento para frente, mesmo ao subir o trilho, indo contra a força da gravidade.

Isto ocorre sempre, até a energia acumulada na primeira elevação se dissipe com o atrito entre o trem, o trilho e o ar. Ao chegar ao final da viagem, a energia potencial estará quase esgotada.

                                    

A montanha-russa é isso, um brinquedo que usa a gravidade e a inércia para movimentar um trem numa pista sinuosa. Esta variação de aceleração que torna o brinquedo tão divertido!

Agora é hora de darmos uma voltinha!



Por: Diego Sampaio

Fontes:

Um comentário: