sábado, 20 de outubro de 2012

A física nos esportes radicais


A física atua em tudo o que fazemos seja no andar, no falar, até no ato de praticar esportes. Mesmo se entre eles considerarmos o xadrez ou o carteado, a física estará presente seja na óptica, na acústica e a eletricidade, se ela está presente nestes esportes imagine nos mais radicais como, por exemplo, o buddy jumping, no skate e no automobilismo.

Pegamos como exemplo a Fórmula 1, sendo que aqueles motores tem a potência média entre 500 HP e 800 HP.



A Física atua principalmente na largada, quando a velocidade dos carros ainda é muito baixa, pois eles partiram de um estado de repouso. Enquanto a velocidade do carro é pequena, o ar que corre por baixo do veículo é também muito lento. Tendo como conseqüência, a pressão sobre o carro não é suficientemente grande para mantê-lo estável na pista (esta pressão sobre o carro é tratada comodownforce pelos especialistas).

Como vimos no exemplo acima da física atuando na Fórmula 1, nos outros esportes radicais ela continua atuando, seja nas transformações de energia (cinética e potencial), na velocidade que os corpos adquirem, na resistência que o ar faz aos movimentos e entre outros fatores.

A pouco tempo atrás foi criada uma mega rampa de skate que é um dos maiores desafios radicais.




É por meio dela que é possível estudar a transformação de energia cinética em energia potencial, onde atuação da força gravitacional sobre o corpo do skatista, o estudo de centro de massa, entre outros assuntos que podem ser trabalhados.

Nos alunos que estudamos física no Ensino Médio estamos descobrindo novas realidades.

Por: Rafael Mendes

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário