sábado, 20 de outubro de 2012

James Watts, história de uma potência!


Vamos abordar um tema muito interessante neste post, a história de sucesso de James Watts.

Tudo começou quando o engenheiro escocês James Watts colocou pra funcionar as máquinas a vapor de uma maneira que impulsionou a Revolução Industrial.
Ele trabalhava como mecânico e estava consertando uma máquina a vapor. James notou que ela apresentava um rendimento muito baixo por conta do seu funcinamento.

                                                        [creditofoto]

O vapor era aquecimento num compartimento fechado e resfriado com água para fazer a pressão de o vapor diminuir consideravelmente. Essa diminuição servia para sugar a água através de uma tubulação. Para reiniciar o processo, o compartimento precisava ser outra vez aquecido e resfriado sucessivamente.

Watt então teve a ideia de separar o processo em dois compartimentos, um cilindro para o aquecimento e um condensador para o resfriamento.  Isso permitiria que a máquina funcionasse continuamente, com maior aproveitamento.

                                                

James Watt patenteou sua invenção. Porém endividado, associou-se com o industrialista John Roebuck para formarem uma proveitosa sociedade comercial.
Melhor financeiramente, Watt conseguiu desenvolver suas ideias e melhorar sua invenção em vários outros aspectos, que contribuiu plena e amplamente para o desenvolvimento da Revolução Industrial.

                                                

Para comparar a potência de suas máquinas, James atribuiu a grandeza Horse Power (HP), que equivale a capacidade de elevar a um metro de altura uma massa de 76 kg em um segundo, observando a capacidade dos cavalos em levantar os pesos.

James Watt aposentou-se, na condição de homem muito rico, em 1800. Watt faleceu em 25 de agosto de 1819 em Heathfield Hall, perto de Birmingham, Inglaterra.

Em sua homenagem no Sistema Internacional, a unidade de medida da potência de uma fonte capaz de fornecer, contínua e uniformemente, um Joule por segundo, recebeu o nome WATT.

Por: Diego Sampaio

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário